domingo, 14 de maio de 2017

Minha querida Maria, hoje vou falar-te do nosso país. É um país pequenino este nosso Portugal. Um país pequenino do qual hoje se fala pelo mundo inteiro.  Ontem ganhámos o Festival Eurovisão com uma canção que vou fazer questão que ouças e aprendas o significado. Ganhámos com uma canção simples que fala de amor de forma simples, transparente e despida de artifícios. Na verdade, fala de amor como ele deve ser falado. E pensar que às vezes se complica tanto…
Ontem emocionei-me e acredito que cada português se tenha emocionado também ao sentir cada palavra que o Salvador Sobral cantou. Ver um país inteiro unido, a torcer por um dos nossos, é coisa de arrepiar.
Sabes, muitas vezes esquecemo-nos de ter orgulho neste nosso cantinho, muitas vezes esquecemo-nos de acreditar que somos capazes, muitas vezes esquecemo-nos do quão bons conseguimos ser. Mas hoje não, hoje sabemos que somos capazes e que conseguimos ser os melhores.  
Vi tantas vezes um país triste e desiludido que até me custa a habituar a este sentimento de orgulho extremo.
Não sei como vai ser daqui para a frente, mas gostava que crescesses neste país orgulhoso de si próprio e com fé nos seus.
Peço que nunca te sintas diminuída por teres nascido neste país pequenino. Vou fazer questão de te mostrar o quão grande este país é, apesar do seu tamanho. Posso dizer-te que já me emocionei tantas vezes com este pedacinho de terra. A beleza de São Miguel é arrasadora, a melancolia da vista do Cais da Ribeira no Porto aquece o coração, o Palácio da Pena em Sintra faz sonhar qualquer um e o nosso mar sem fim apazigua o pensamento mais revolto. Como estes podes perder-te e emocionar-te em tantos outros lugares. E depois tens as pessoas… simples, lutadoras, resistentes e tão cheias de amor.
Que sejas sempre orgulhosa deste teu país e que saibas sempre ver o melhor dele, meu amor.

Amo-te!

Sem comentários:

Enviar um comentário